3 Tendências em Gestão de Projetos Digitais

3 Tendências em Gestão de Projetos Digitais

O mercado digital evolui constantemente em virtude de novas tecnologias exigindo dos líderes de projetos o domínio de diversas técnicas de gestão e conhecimento profundo de temas como design, desenvolvimento, user experience, entre outras especialidades. Para conhecer melhor os desafios deste profissional que vem se destacando dentro das agências e as principais tendências em gerenciamento de projetos no segmento web, como o crescente uso de metodologias ágeis, desenvolvi uma breve pesquisa para fomentar o estudo e debate.

A apresentação completa, que tenho utilizado em workshops, você confere neste link:
Desafios e Tendências em Gerenciamento de Projetos Digitais” (slideshare)

Os Principais Desafios

  • Lidar com novos canais e tecnologias como Redes Sociais e Big Data (e também Smart TVs, Google Glass…)
  • Considerar os diferentes dispositivos (PCs, tablets, smartphones) e interfaces gráficas (responsivo, parallax…)
  • Conhecimento de diversas plataformas de CMS (SharePoint, WordPress, Drupal, Joomla…)
  • Conhecimento de diversos tipos de projetos (Sites, portais, campanhas, mobile, e-commerce…)
  • Desenvolver os projetos considerando restrições de custo e prazo, mas mantendo a qualidade (e buscando inovação!)
  • Profundo conhecimento das áreas envolvidas nos projetos como Planejamento, User Experience, Criação e Design, SEO, Tecnologia, Mídia, Social Media;

As Principais Tendências

1ª) Agilidade (Agile)

As agências digitais, bem como o mercado de software, estão experimentando cada vez mais as técnicas ágeis de gestão, como o Scrum, e, futuramente, devem caminhar para buscar a sinergia entre as práticas tradicionais de gerenciamento de projetos (como a base de conhecimento do PMBoK do PMI) e o Agile. Algumas companhias deverão ainda utilizar os conceitos do PMBoK para estruturar a Governança (PMO) e as práticas ágeis para as entregas (Delivery). O profissional de Gestão de Projetos deve desenvolver habilidades em ambas as práticas (PMBoK e Scrum) para ter flexibilidade e competitividade.

2ª) Tecnologias Interligadas

Estudo do instituto Gartner apontou as Redes Sociais, Mobile, Cloud Computing (computação em nuvem) e Big Data como as principais tendências no segmento de TI para 2014. Os gerentes de projeto podem se habilitar para desenvolver projetos nesses ambientes ou se especializarem em um dos temas.

3ª) Co-Criação

No passado, conhecemos a figura do Webmaster, o profissional que fazia um site inteiro sozinho. Hoje, a indústria criativa está se organizando em parcerias para compartilhar o desenvolvimento de produtos e serviços. Clientes, agências e fornecedores trabalham em conjunto nos projetos. Este novo cenário requer mudanças em processos de Gestão, de Produção, de Qualidade e nas ferramentas de colaboração utilizadas exigindo dos líderes de projeto e produtores executivos uma rápida adaptação para o modelo colaborativo.

Leia mais na apresentação completa e veja também quais são as habilidades e competências para um gerente de projetos digitais lidar com essas mudanças.

E na sua opinião, quais são os principais desafios e tendências de um gerente de projetos digital? Deixe seu comentário.

Até a próxima!

Especialista em habilidades comportamentais de liderança no gerenciamento de projetos e equipes. Rodrigo Jordão liderou centenas de projetos de tecnologia e comunicação digital nos últimos 15 anos em pequenas, médias e grandes empresas, startups e agências de publicidade. Administrador, com extensão em Gestão do Conhecimento e pós-graduado em Gestão de Projetos. Certificado PMP e ScrumMaster.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>