5 dicas rápidas para você melhorar prazos de entrega

5 dicas rápidas para você melhorar prazos de entrega

Sabe aquelas placas que encontramos em fábricas informando há quantos dias a empresa está sem registrar um acidente? Que tal se você utilizar um cartaz semelhante em seus projetos ou departamento para indicar há quantos dias sua empresa, consultoria ou agência de publicidade não atrasa uma solicitação de cliente?

As expectativas dos clientes estão cada vez mais altas, não estão?

Certamente você, como consumidor, já passou por experiências ruins quanto a prazos de entrega e ouviu respostas como “Vamos tomar todas as medidas para que isso não ocorra novamente…”

Eu fiz o teste: comprei após um ano em uma mesma loja (no caso, em um comércio eletrônico) e notei que as medidas prometidas pela empresa não foram tomadas.

Se você não quer que isso ocorra na sua empresa e quer ter clientes satisfeitos, continue lendo esse artigo.

Criando um Indicador de Performance (KPI) para melhorar a gestão dos prazos de entrega

Você sabe o que é um KPI?

Um indicador-chave de performance ou desempenho (Key Performance Indicator – KPI, em inglês) é uma ferramenta de gestão para medir o desempenho da empresa em determinado processo.

Os KPIs estão por todos os lados nos departamentos das empresas. Gestores adoram números, mas devemos assumir que, em geral, as métricas são criadas mais para satisfazer os interesses da empresa do que dos clientes.

Para você resolver de uma vez por todas os problemas com prazos de entrega de atividades e projetos na sua empresa, confira as dicas a seguir:

5 dicas para implantar um indicador e controlar melhor os prazos de entrega:

  1. Verifique quais processos de negócio precisam ser revistos, por exemplo, se há algum procedimento ou burocracia que provoque atrasos rotineiros em entregas e atue para melhorá-lo;
  2. Faça um rápido levantamento de quais são os principais motivos de atrasos nas entregas, para que sua equipe saiba para onde deve olhar com mais atenção, e atue para resolver os problemas;
  3. Crie uma campanha interna para conscientizar sua equipe sobre o cumprimento dos prazos, seja em contratos de manutenção (operações) ou em cronogramas de projetos. Assim:
    • Defina o objetivo da campanha;
    • Estabeleça metas (os KPIs, por exemplo, aumentar para 80% o índice de entregas no prazo nos próximos 6 meses);
    • Crie formas de recompensar a equipe pelos resultados alcançados;
  4. Fixe os números (a meta do KPI e os resultados parciais alcançados) em algum lugar visível na empresa, para que todos possam acompanhar e ter a meta em mente (lembra da placa nas fábricas?);
  5. Divulgue os resultados alcançados, inclusive para seus clientes.

Lembrando, que você também pode usar esta dica para qualquer outra métrica relevante para o seu negócio (e para o seu cliente).

Que tal sugerir algo assim na sua área? Está lançado o desafio.

Até a próxima!

Especialista em habilidades comportamentais de liderança no gerenciamento de projetos e equipes. Rodrigo Jordão liderou centenas de projetos de tecnologia e comunicação digital nos últimos 15 anos em pequenas, médias e grandes empresas, startups e agências de publicidade. Administrador, com extensão em Gestão do Conhecimento e pós-graduado em Gestão de Projetos. Certificado PMP e ScrumMaster.

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