6 competências mais valorizadas em um Gerente de Projetos Web

6 competências mais valorizadas em um Gerente de Projetos Web

Existem diversas características profissionais consideradas essenciais para um Gerente de Projetos Digitais, como entender de tecnologia e mídias digitais, saber lidar com pessoas, suportar pressão, gerenciar riscos e prazos apertados, no entanto algumas competências são mais valorizadas pelas empresas, tornando-se um diferencial para o profissional que gerencia projetos em agências e empresas de Internet. Veja quais são essas competências.

1) Habilidade para gerenciar múltiplos projetos

Conhecimentos em gestão de portfólio de projetos, bem como organização e controle para manter as atividades de diversos projetos em dia são requisitos essenciais. O profissional precisa ter habilidade para lidar com requisitos de diferentes projetos e conciliar mudanças de prioridade entre eles.

2) Relacionamento interpessoal

Provavelmente uma das competências mais importantes, um gerente de projetos precisa saber lidar com pessoas para alcançar a melhor performance de sua equipe. Deve escutar seus colaboradores, resolver impedimentos e administrar conflitos com diplomacia. Habilidades de atendimento também são essenciais para lidar com clientes, como boa comunicação, fazer apresentações, identificar oportunidades relacionadas ao mercado do cliente e saber negociar.

3) Conhecimento do papel dos diferentes profissionais envolvidos

Projetos digitais têm uma particularidade: envolvem equipes multidisciplinares. Isto é, o GP deve ter bom conhecimento sobre o papel dos diferentes profissionais que atuam nos seus projetos, como arquitetos de informação e usabilidade, designers, jornalistas, publicitários, analistas de sistema e programadores. Ele não precisa ser um expert, mas deve ter conhecimento suficiente para dialogar com esses profissionais, bem como conversar sobre esses assuntos diretamente com o cliente.

4) Habilidade para gerenciar equipes presenciais e remotas

Com estruturas mais enxutas dentro das empresas, mobilidade e globalização, está cada vez mais comum possuir membros nos projetos alocados em diferentes localidades, sejam colaboradores, clientes e fornecedores. Ao lidar com equipes virtuais, o gerente de projetos precisa evitar ruídos na comunicação, motivar e integrar a equipe à distância e transmitir a cultura (valores, processos, ferramentas) a todos os envolvidos. Fluência num segundo idioma, como inglês, também se faz importante.

5) Conhecimento de Gestão de Projetos Ágil

As práticas de Agilidade estão cada vez mais presentes nas empresas de tecnologia, que buscam simplificar processos de gestão e dar mais autonomia à equipe de desenvolvimento. Procure dominar metodologias como Scrum e Kanban para aplicar em projetos e contratos de manutenção (operações) e priorizar entregas que têm mais valor ao cliente. Aproveite também os conceitos ágeis para lidar com mudanças de escopo em projetos e administrar com produtividade as constantes mudanças de prioridades solicitadas pelos stakeholders.

6) Habilidade para solucionar problemas

Você já deve ter notado no job description de algumas vagas o termo problem solving skills. Trata-se da habilidade de resolver problemas de forma rápida e muitas vezes criativa. A ideia é simplificar a solução, como procurar alternativas mais simples e baratas, mas que mantêm a qualidade final de um produto. Ou simplificar um processo mantendo o foco no resultado. A equipe pode ser uma grande aliada do gerente de projetos nesta tarefa, basta ele direcionar o time para este caminho.

Os líderes que desenvolverem esse conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos terão mais chance de sucesso em suas atividades e mais destaque no mercado.

Sucesso em seus projetos!

Especialista em habilidades comportamentais de liderança no gerenciamento de projetos e equipes. Rodrigo Jordão liderou centenas de projetos de tecnologia e comunicação digital nos últimos 15 anos em pequenas, médias e grandes empresas, startups e agências de publicidade. Administrador, com extensão em Gestão do Conhecimento e pós-graduado em Gestão de Projetos. Certificado PMP e ScrumMaster.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>