Conheça a estrutura de uma agência digital

Conheça a estrutura de uma agência digital

As agências digitais e produtoras digitais estão sempre se reinventando para acompanhar o mercado e as novas tecnologias, no entanto, alguns departamentos essenciais seguem existindo nas estruturas dessas empresas ou presentes de alguma forma no processo de trabalho. Vamos conhecer melhor como as agências se organizam para atender os clientes e o papel de cada área dentro da empresa.

Antes vamos entender a diferença entre uma agência digital e uma produtora digital. Uma agência digital oferece uma gama mais ampla de serviços e, principalmente, atua desde o Planejamento e Estratégia dos projetos, passando pela Criação e Produção do trabalho, enquanto uma produtora digital foca sua atuação mais na Criação e Produção, ou mesmo somente na Produção (há exceções e irei abordar em futuro post sobre como as produtoras se reiventam para atuar em todas as etapas).

Comumente as agências digitais estão organizadas nos seguintes departamentos: Atendimento, Planejamento, Criação, Produção, Mídia e o Administrativo-Financeiro, além da Presidência. Algumas contam com área específica de Social Media (ou Mídias Sociais) e SEO, que serão abordadas aqui. A nomenclatura, organização e ramificação dessas áreas varia e muito nas empresas. Há, por exemplo, aquelas que se organizam por ofertas de serviços, por segmento de mercado ou por plataformas. Há outras que possuem uma área específica de Gestão (ou PMO) para gerenciar os projetos de cada área. Contudo, independentemente do organograma, as áreas (ou o conhecimento dessas áreas) aqui citadas estão presentes nessas empresas.

Atendimento

É o departamento responsável pelas Vendas e pelo Relacionamento com o Cliente. Em geral possui um Diretor e uma equipe de diretores, gerentes ou executivos de conta, podendo estar organizados por núcleos de clientes. Faz parte da rotina receber briefings dos clientes e traduzir o entendimento do negócio para as áreas da agência que irão atuar no projeto, além de acompanhar todo o ciclo de vida do projeto. É comum encontrar empresas onde o Atendimento também gerencia alguns projetos. O grande diferencial do profissional de Atendimento é possuir um profundo conhecimento do mercado dos seus clientes para encontrar boas oportunidades de negócio no ambiente digital.

Algumas empresas mantém uma área separada de Novos Negócios para prospectar clientes ou gerar negócios nos clientes atuais, enquanto o Atendimento se concentra mais no relacionamento e entrega dos projetos.

Planejamento

Responsável por planejar e desenvolver a estratégia dos projetos. Esta área – que nem sempre é envolvida em todos os projetos – costuma participar desde o briefing e faz forte uso de pesquisa como benchmarking, focus group e outras técnicas para montar o planejamento estratégico do projeto, fornecendo as principais diretrizes para a definição do escopo e da Criação. Dependendo do porte da empresa, pode possuir um Diretor, Gerente e Analistas. Em muitos casos esta área também é responsável pela Arquitetura de Informação (ou Experiência do Usuário, User Experience em inglês) nos projetos que envolvem sites e aplicativos. O desafio desse profissional é estar antenado no mercado para buscar inovação.

Criação

É a principal área responsável pelo Conceito e Design dos produtos, e cada vez mais atua fortemente nas etapas de Planejamento. É formada por Diretor de Criação, Coordenador de Criação, Diretor de Arte, Designers, Redatores, Animadores, variando conforme o porte da empresa. Algumas agências possuem núcleos especializados em Conteúdo e Arquitetura de Informação. Aqui, a criatividade é o principal atributo, mas também é preciso seguir processos para que os projetos alcancem a melhor combinação entre criação e tecnologia.

Produção

A área de Produção ou Operações é essencialmente responsável pelo desenvolvimento e entrega dos projetos e, em muitos casos, também da manutenção dos projetos após a entrega. Ela é formada basicamente pelos profissionais de Gestão e Tecnologia, e em algumas empresas inclui também a Criação.

  • Os profissionais de Gestão podem incluir Gerente de Projeto, Scrum Master, Coordenador de Projeto, Produtor Executivo e PMO. Basicamente, eles são responsáveis pela interface com o cliente (há agências onde esse profissional não mantém contato com o cliente) e pela coordenação da equipe que fará o desenvolvimento do projeto, mas essa atuação vai além. Esses líderes costumam atuar em todas as fases dos projetos (desde o recebimento do briefing, orçamento até o desenvolvimento, entrega e manutenção dos projetos) e, por isso, precisam ter conhecimento profundo de todo o processo de trabalho da agência. O gerente de projeto deve ter autonomia para liderar e, devido à sua atuação mais ampla e proximidade com o cliente, costuma ter grande poder dentro das agências. Há agências onde a equipe de Gestão tem atuação mais restrita e não gerencia, por exemplo, a etapa de Criação do projeto (gerenciar a etapa de Criação não significa realizar o trabalho de um Diretor de Arte).
  • A equipe de Tecnologia pode possuir Analistas de Sistema, Analistas de Negócio, Programadores, Analistas de Teste, Infraestrutura, Gerente de Tecnologia, Líder Técnico ou o que a demanda exigir, como, por exemplo, um Creative Technology, profissional responsável por unir Criação com Tecnologia de forma inovadora. Quanto aos Programadores, costumam se organizar em equipes de Front-end (desenvolvimento da interface dos projetos, como HTML, CSS, etc) e Back-end (desenvolvimento do código de programação, como .NET, Java, etc).

Mídia

O departamento de mídia é responsável por planejar, criar e veicular campanhas publicitárias dos clientes comprando espaços nos diferentes canais de comunicação digital, como portais, sites de nicho e Google, recebendo uma porcentagem pelas campanhas realizadas. É uma das áreas que mais gera receita dentro das agências digitais. Um dos desafios é lidar com o cronograma apertado envolvendo prazos de lançamento dos produtos, criação das peças e período de veiculação das peças nos canais de comunicação.

SEO

A área de SEO (Search Engine Optimization) ou SEM (Search Engine Marketing) ou apenas Performance é responsável por auxiliar no planejamento e desenvolvimento dos projetos (como sites e campanhas) para que tenham uma melhor performance / otimização em sites de busca, como Google. Algumas agências possuem uma área específica de Business Intelligence (BI) para fornecer métricas importantes a respeito da performance dos projetos em busca de melhoria e inovação. Os profissionais de SEO e BI encontram um excelente mercado no Brasil e Exterior e devem possuir conhecimento técnico em ferramentas como o Google Analytics.

Social Media

A área de Redes Sociais é uma das mais recentes nas agências digitais e é responsável por desenvolver estratégias e executar ações de comunicação dos clientes dentro das redes sociais, como elaborar e publicar conteúdo nos canais dos clientes e mesmo monitorar tudo o que se fala sobre uma marca nas redes sociais, gerando relatórios para o cliente e auxiliando na resolução de crises no ambiente digital. A preocupação das empresas com a presença de suas marcas em canais como o Facebook gerou, inclusive, um mercado para agências especializadas neste segmento.

Administrativo / Financeiro / RH

Área responsável pelos processos Administrativo, de RH e Financeiro, podendo estar separadas ou dentro de uma mesma estrutura. O tamanho deste departamento varia muito em função da quantidade de colaboradores da empresa. Um profissional que vem ganhando destaque dentro da área Financeira é o Controller, responsável por acompanhar os custos dos projetos e da operação da empresa, apurando indicadores importantes para a tomada de decisão da Alta Direção. A Contabilidade costuma ser terceirizada, bem como o Jurídico.

Bom, agora que você já conhece as principais áreas de uma agência digital, depois falaremos sobre como é o relacionamento das agências com os clientes e fornecedores.

Até a próxima!

Especialista em habilidades comportamentais de liderança no gerenciamento de projetos e equipes. Rodrigo Jordão liderou centenas de projetos de tecnologia e comunicação digital nos últimos 15 anos em pequenas, médias e grandes empresas, startups e agências de publicidade. Administrador, com extensão em Gestão do Conhecimento e pós-graduado em Gestão de Projetos. Certificado PMP e ScrumMaster.

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