Como aplicar a gestão do conhecimento na sua empresa

Como aplicar a gestão do conhecimento na sua empresa

No capitalismo idealizado, que vive exclusivamente da livre iniciativa, as organizações passam a competir por um consumidor livre para expressar as suas preferências de compra. Neste cenário, as empresas procuram na diferenciação uma forma de competir.

Há as que apostam em um dos “4Ps” do mix de marketing – produto, preço, praça e promoção -, porém, é na Gestão do Conhecimento (GC) que está a grande tendência desde o final do século passado e caminha para ser uma questão de sobrevivência para as organizações que passam, inclusive, a utilizar a GC em seu processo decisório.

Dificuldades existentes na implantação da gestão do conhecimento

Quando falamos em tendências, e considerando a rapidez como a informação flui na sociedade do conhecimento, é comum observarmos as empresas correndo para se adaptarem ao novo cenário, e, às vezes por falta de pesquisa e profundo entendimento do assunto, muitas empresas fracassam na implantação de iniciativas em GC. Muitas empresas de médio a grande porte, que possuem fácil acesso a novas tecnologias, acabam apostando na adoção de softwares como principal solução para a implantação de GC, esquecendo dos demais fatores a serem considerados. O que pode parecer a solução, na verdade, é um dos meios para atingi-la, e, neste caso, resolver o problema pode torna-se mais complicado que o problema original (Maximiano, 2000).

Paradigmas vigentes

Um processo de implantação de GC numa organização inicia pela quebra dos paradigmas vigentes. Um deles, por parte dos colaboradores, é o de que o seu conhecimento acerca de determinados assuntos ou especialidades na organização representam seu maior talento e, por isso, utilizam-no como moeda no mercado de trabalho. Uma das características da gestão do conhecimento transformar empresas em organizações que aprendem, o que, certamente, estende-se aos colaboradores: pessoas que aprendem com outras pessoas, no dia-a-dia, compartilhando informações e buscando junto aos colegas e nos sistemas de conhecimento da empresa soluções para problemas técnicos. Por parte da empresa, o principal entrave na implantação da GC é não preocupar-se com a avaliação da cultura e clima organização como principal fator na gestão do conhecimento, uma vez que tal iniciativa afeta diretamente toda a organização e a forma como as pessoas nela trabalham.

Cultura e clima organizacionais

A avaliação da cultura e do clima de uma organização é um dos primeiros passos para a implantação de uma iniciativa de GC bem sucedida. Conversando com seus colaboradores, o que pode ocorrer através de uma pesquisa formal, é possível identificar seus valores e crenças e alinhar os objetivos entre empresa e funcionários. De posse dos resultados, é possível criar o melhor ambiente para o compartilhamento de informação entre pessoas dentro de um departamento e, principalmente, proporcionar interação entre departamentos, o que claramente é uma grande dificuldade nas empresas (qual empresa que não enfrenta problemas de comunicação?).

Indicadores para a monitoração da implantação da gestão do conhecimento

Uma boa iniciativa de GC não pode ser implementada sem indicadores claros que possibilitem monitorar o desempenho da iniciativa, para avaliar o grau de sucesso e corrigir eventuais desvios no objetivo deste projeto. Considerando que a GC trabalha com ativos intangíveis, como é o conhecimento, torna-se mais difícil mensurar o quanto de informação relevante está circulando na organização e os resultados concretos revelados. O Balanced Scorecard configura-se como uma das alternativas para adoção de indicadores na GC, pois analisa as principais perspectivas de uma empresa sob a ótica da sociedade do conhecimento: a financeira, do cliente, dos processos e do aprendizado.

Conclusão

Na sociedade da informação, a GC tornou-se uma importante vantagem competitiva para as empresas, pois cria um ambiente propicio para a organização evoluir internamente utilizando a base de conhecimento que já possui, transformando-se numa organização que aprende com seus colaboradores e vice-versa. Este conhecimento leva a empresa a atender melhor sua cadeia de clientes, a solucionar problemas de forma mais rápida e, estimular a inovação através do compartilhamento de idéias e informação, transformando o ativo intangível em inteligência competitiva perante o mercado.

Referências Bibliográficas

SALAMACH, Luciano Miguel. Fatores inibidores à implantação da gestão do conhecimento em uma empresa de varejo. Disponível em: <http://pg.utfpr.edu.br/dirppg/ppgep/ebook/2005/E-book%202006_artigo%2086.pdf>. Acesso em 29 de abril de 2011
TEJARA DE RÉ, César; LIMBERG, Sérgio; VIANNA, William; ALMEIDA CUNHA, Cristiano. O Impacto da cultura organizacional no processo de gestão do conhecimento. Disponível em: <http://moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/docs/O_impacto_da_cultura_organizacional_no_processo_de_gestao_do_conhecimento.pdf>. Acesso em 29 de abril de 2011
LIMAS, Cesar Eduardo Abud; SCANDELARI, Luciano. Gestão do conhecimento em pequenas empresas: um estudo de caso de implantação de sistema KBS em uma empresa produtora de software. Disponível em: <http://www.admpg.com.br/2008/cadastro/artigos/temp/12.pdf>. Acesso em 29 de abril de 2011.

Especialista em habilidades comportamentais de liderança no gerenciamento de projetos e equipes. Rodrigo Jordão liderou centenas de projetos de tecnologia e comunicação digital nos últimos 15 anos em pequenas, médias e grandes empresas, startups e agências de publicidade. Administrador, com extensão em Gestão do Conhecimento e pós-graduado em Gestão de Projetos. Certificado PMP e ScrumMaster.

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