Você sabe onde identificar riscos no seu projeto?

Você sabe onde identificar riscos no seu projeto?

Para aqueles – como eu – que acreditam que gerenciamento de projetos é uma arte, aqui vai uma valiosa dica para você identificar riscos no seu projeto. Primeiramente, saia da mesa. Isso mesmo. Deixe as ferramentas de lado e sai da mesa para dar uma volta pelo ambiente onde você trabalha. Há riscos importantes que não circulam por e-mail e você só irá descobrir conversando com as pessoas em momentos de descontração.

Observe as conversas no café, no corredor, no terraço e participe. Quantas vezes você já não passou por esses lugares ou até mesmo participou de conversas no café e ouviu colegas de trabalho comentando sobre dificuldades em um projeto, criticando alguma atitude da equipe do projeto e sinalizando que algo pode dar errado se alguma ação não for tomada? As entrelinhas desse bate papo informal, que muitas vezes ocorre longe das reuniões de status do projeto, podem esconder riscos importantes que o gerente do projeto precisa ter conhecimento. O desafio – e aqui entra a arte do gerenciamento – é você ouvir esses riscos em relação ao seu projeto e não somente dos demais projetos da empresa (porque quem apontar o risco pode achar que está questionando o seu trabalho, e devemos lembrar que trata-se de um trabalho em equipe).

Isso é ainda mais necessário quando o gerente de projetos atua em uma empresa que não possui maturidade em gerenciamento de riscos, ou seja, provavelmente não terá o apoio da organização para dedicar tempo à identificação e análise de riscos. Cabe ao líder do projeto utilizar sua habilidade de comunicação (pesquisas indicam que 80% a 90% do tempo do gerente de projetos está ligado à comunicação) para conseguir adiantar e prever as situações de riscos em conversas com os stakeholders.

Que tal tomar um cafezinho?

Até a próxima.

Especialista em habilidades comportamentais de liderança no gerenciamento de projetos e equipes. Rodrigo Jordão liderou centenas de projetos de tecnologia e comunicação digital nos últimos 15 anos em pequenas, médias e grandes empresas, startups e agências de publicidade. Administrador, com extensão em Gestão do Conhecimento e pós-graduado em Gestão de Projetos. Certificado PMP e ScrumMaster.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>