Por que Um Gerente de Projetos Também Deve Ser Um Bom Líder

Por que Um Gerente de Projetos Também Deve Ser Um Bom Líder

Você já se perguntou se além de bom Gerente de Projetos, se você está sendo um bom Líder de Projetos?

Por muito tempo, as questões técnicas acerca de um projeto sempre ocuparam a mente do Gerente de Projetos, afinal, elas são o tema central no dia a dia dos projetos.

Estamos o tempo todo envolvidos em regras de negócio, especificações de produto, como melhorar a experiência do usuário, além de discutir planejamento, cronogramas, relatórios… Esses temas estão na essência de qualquer projeto.

Mas, apesar da preocupação que temos com os aspectos técnicos, o mercado vem percebendo que é no lado comportamental, ou seja, nas atitudes, que está o grande segredo dos profissionais de Gestão que vem obtendo os melhores resultados em Projetos.

Uma demonstração é que no ano passado, o PMI, maior organização do mundo que apoia o Gerenciamento de Projetos, reconheceu esse fato e reorganizou as habilidades críticas que os profissionais de Gestão de Projetos devem desenvolver para destacar exatamente o estudo da Liderança em Projetos.

Triângulo de Talentos do PMI
Triângulo de Talentos do PMI

Desde então, os profissionais mais preocupados com sua performance passaram a se questionar se, além de bom Gestor, estão sendo também um bom Líder.

– Será que estou motivando minha equipe como deveria?

– Será que estou comunicando claramente a minha visão?

– Como eu faço para desenvolver melhor as pessoas do meu time ou montar uma equipe de alta performance?

Esses são apenas alguns pontos que eles passaram a levantar, mas, a verdade é que a grande maioria dos gestores não sabe quais são as principais perguntas que um líder deve fazer para si mesmo para alcançar a excelência.

Observe que essas questões também nada têm a ver com a habilidade técnica necessária para se gerenciar um projeto, porém elas afetam diretamente o resultado do mesmo.

1º Workshop Online e Gratuito de Liderança em Projetos

Mindset de Líder de Projetos

Na minha visão, o líder é aquele que entende que a chave para alcançar um resultado excepcional em Gerenciamento de Projetos não está apenas no Processo eficiente.

Não está apenas no uso de metodologias, na governança…

O líder de alta performance entende que processos, técnicas e ferramentas são o meio, porém o segredo do sucesso em Projetos está nas relações humanas.

E vou mais longe… o segredo está na mente das pessoas.

O corpo executa, mas é a mente que manda, e o Líder é, antes de um líder de projetos ou de pessoas, ele é um Líder de Mentes.

De nada adianta ter mentes brilhantes num time, se o líder não fizer cada estrela brilhar.

Quando você entender que, com o poder da sua liderança, você é capaz de entrar na mente das pessoas – sem nenhuma maldade aqui – e interpretar não apenas a comunicação do corpo, mas compreender que é preciso haver mudança em comportamentos e mindset, você está no caminho certo para tornar-se um grande líder.

Se a linguagem corporal representa mais de 90% da nossa comunicação, e é a mente que domina nosso corpo, então podemos concluir que o segredo está em você conversar com a mente das pessoas.

Mas, antes de procurar entender a mente das pessoas, é preciso você configurar o seu mindset para ser um Líder.

A experiência virá com o tempo, mas seu mindset deve ser preparado agora.

O quê você acha desse pensamento? Você compartilha dessa mesma visão? Deixe por favor seu comentário abaixo.

Até a próxima.

PS: E se você quiser se aprofundar mais neste tema, participe do 1º Workshop Online e Gratuito de Liderança em Projetos, no dia 15 de Setembro. Inscreva-se agora aqui.

Especialista em habilidades comportamentais de liderança no gerenciamento de projetos e equipes. Rodrigo Jordão liderou centenas de projetos de tecnologia e comunicação digital nos últimos 15 anos em pequenas, médias e grandes empresas, startups e agências de publicidade. Administrador, com extensão em Gestão do Conhecimento e pós-graduado em Gestão de Projetos. Certificado PMP e ScrumMaster.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>