A importância da gestão de projetos e das metodologias

A importância da gestão de projetos e das metodologias

Imagine a seguinte cena: seu diretor passa na sua mesa e pede para você conduzir uma pesquisa para lançamento de um novo produto. Para isso, você precisará envolver várias pessoas da empresa e eventualmente algum fornecedor. O responsável por este trabalho até poderia conduzir a pesquisa da mesma forma como conduz as demais atividades do seu dia-a-dia, no entanto será que ele teria mais sucesso do que enxergando isso como um projeto?

A comunicação nas organizações encontra uma série de barreiras que dificulta a realização de um trabalho do modo “natural”. Se o responsável apenas saísse fazendo seu trabalho, deixando-o fluir, as atividades encontrariam obstáculos, como falta de recursos humanos e materiais, falta de tempo e comprometimento dos envolvidos, conflitos entre pessoas e departamentos, entre outros riscos que poderiam ser minimizados caso houvesse um plano a ser seguido. Quando planejamos um trabalho como projeto, nos preparamos para lidar com os riscos e dificuldades, além da empresa e equipe envolvida reconhecer formalmente a existência de um projeto. Além disso, neste exemplo citado, a atividade tem um término previsto, diferente de uma atividade de rotina, o que caracteriza um projeto. Neste sentido, o gerenciamento de projeto ajuda o gestor e a equipe a alcançar o objetivo ao estabelecer um plano de trabalho e segui-lo.

Para suportar o desenvolvimento de um projeto, a adoção de uma metodologia traz padronização na comunicação e nos artefatos utilizados em um projeto, de forma que a organização mantenha uma só linguagem em projetos, aumentando a chance de sucesso. Uma metodologia também vem com o “backgroud” de projetos anteriores, uma vez que na grande maioria são baseadas nas melhores práticas do mercado. Com diversas opções de metodologias no mercado, como Scrum, PMI, Prince2, entre outras, o grande segredo está na adaptação das práticas de cada metodologia para o cenário de negócio da empresa. Por exemplo, ambientes mais dinâmicos irão exigir metodologias mais ágeis, como Scrum, mas que também podem ser combinadas com processos mais robustos do PMI. As organizações que aprendem evoluem em gerenciamento de projetos desenvolvendo sua própria metodologia.

Como vimos, o gerenciamento de projetos é essencial para as organizações ganharem agilidade na condução de atividades relevantes que possuam começo, meio e fim e a metodologia auxilia a estabelecer uma linguagem única para o projeto, fornecendo ferramentas e acervo de melhores práticas em gestão.

Especialista em habilidades comportamentais de liderança no gerenciamento de projetos e equipes. Rodrigo Jordão liderou centenas de projetos de tecnologia e comunicação digital nos últimos 15 anos em pequenas, médias e grandes empresas, startups e agências de publicidade. Administrador, com extensão em Gestão do Conhecimento e pós-graduado em Gestão de Projetos. Certificado PMP e ScrumMaster.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>